Uma campanha educativa da 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Guaraí (7ª CIBM), que começou a ser veiculada por meio das redes sociais neste sábado, 29 de março, chama a atenção para o risco envolvido com os trotes, ou seja, ligações telefônicas com falsas comunicações de ocorrência, ato que inclusive é tipificado como crime no Brasil, colocando vidas reais em risco.

 

Conforme dados do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM/TO), entre janeiro e março de 2025 teriam sido registradas mais de 4,3 mil acionamentos da corporação em todo o Estado, 180 deles em Guaraí. Infelizmente uma quantia considerável destas comunicações eram falsas. Na maioria dos registros, crianças e adolescentes estão envolvidos nos acionamentos desnecessários.

 

Diante deste cenário, é importante que todos entendam – o trote não é uma brincadeira! Trata-se de um crime! Cada ligação falsa pode custar uma vida. Enquanto equipes são deslocadas para atender chamados inexistentes, alguém que realmente precisa de ajuda pode ficar desassistido e morrer. Além disso, cada acionamento desnecessário gera alto desperdício de recursos públicos.

 

 

Envolvidos na campanha

 

Vale destacar que os atores mirins envolvidos na campanha são alunos de um projeto educativo desenvolvido na própria unidade dos Bombeiros sediada em Guaraí. Já os adultos são bombeiros militares e servidores civis, todos atuantes também na unidade em questão, assim como a equipe de produção, edição e pós-produção, coordenada pelo Comandante de Socorro, Subtenente Vilarins.

 

Sobre a 7ª CIBM de Guaraí

 

Em funcionamento desde o dia 17 de abril do ano passado, a 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Guaraí (7ª CIBM) realiza atendimentos de salvamento em uma região que abrange 16 municípios, possuindo uma população estimada de 100 mil habitantes. Além do telefone 193, o acionamento para emergências pode ser feito através do Celular/WhatsApp (63) 9 9245-0001.