Demorou, mas as chuvas volumosas finalmente voltaram a Guaraí e a boa parte do Tocantins nesta quinta-feira, 9 de outubro, quase seis meses após os últimos registros significativos, ainda no distante mês de maio. Entre 4h30 e 10h da manhã, pluviômetros instalados no perímetro urbano contabilizaram mais de 90 milímetros, um índice expressivo para o município.

 

As previsões meteorológicas indicam que deve continuar chovendo nos próximos 15 dias, especialmente no período da tarde. Mesmo esperado para esta época do ano, o volume registrado nas últimas horas corresponde a quase todo o acumulado médio de outubro, historicamente entre 110 e 130 milímetros, segundo dados do Climatempo e do INMET.

 

 

Problemas antigos

 

Apesar do alívio com a chuva, problemas antigos voltam a ser evidenciados, entre os mais comuns, estão os alagamentos na Avenida Rio Grande do Sul, único acesso para moradores dos setores Nova Querência (Bueno), Jardins, Pôr do Sol I e Pôr do Sol II, além da Rua 2, entre os Setores Pestana e Alto Alegre e a Avenida Antônio Mendes Ribeiro, um dos acessos ao Setor Canaã e Alvorada.

 

Sistema “Cidade Inteligente”

 

As imagens de câmeras de segurança utilizadas neste conteúdo são do sistema “Cidade Inteligente”, gerido pelo Conselho Comunitário de Segurança e Defesa Social de Guaraí (CONSEG), entidade sem fins lucrativos. Atualmente são 30 pontos monitorados em todo o município, por meio de parceria com a franquia Camerite e outros 25 estão em fase de instalação.

 

É o “Inverno” tocantinense

 

Quem é do Tocantins já se acostumou com as duas estações climáticas que o Estado possui, isso é claro na visão popular. Trata-se do ‘verão’, ou seja, o período em que não chove, entre o fim de maio e os primeiros dias de outubro, além do ‘inverno’, época, entre outubro e o início de maio, onde as chuvas são registradas, em especial janeiro, fevereiro e março.

 

Fique de olho nos alertas

 

Visando minimizar impactos negativos do clima, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) disponibiliza um sistema online de alertas. A plataforma, acessível pelo site https://alertas2.inmet.gov.br/ utiliza a classificação por cores, sendo: amarelo para perigo potencial, laranja, perigo e vermelho, grande perigo.

 

10 dicas durante tempestades

 

1 - Procure não sair de casa;

2 - Se afaste da rede elétrica;

3 - Não manipule inflamáveis;

4 - Saia de perto de metais;

5 - Fique longe de árvores isoladas;

6 - Evite rios, lagos, praias e o mar;

7 - Não fique em locais altos;

8 - Desligue os eletrodomésticos;

9 - Não use telefone fixo (de linha);

10 - Não use celular no carregador.