Dados da Energisa, que atende os 139 municípios do Tocantins, apontam que 101.925 consumidores do Estado ficaram sem energia elétrica por conta de abalroamento de postes elétricos nos primeiros quatro meses de 2024. Foram 114 registros no período. Apesar de alto, o número teve uma redução de 28,7% em comparação com o mesmo período de 2023, quando somaram-se 160 casos.

 

Mesmo com a queda, a frequência mensal média de mais de 25 mil interrupções destaca a persistência do problema. Dependendo do poste atingido, um cliente ou milhares podem ficar sem energia por várias horas. Escolas, unidades de saúde, comércios, todos de maneira geral podem ser impactados. Além disso, existe o risco de choque elétrico para quem se envolve neste tipo de ocorrência.

 

Em caso de acidente envolvendo um poste, a orientação é que os ocupantes permaneçam dentro do veículo, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de socorro especializado. Quem presencia o acidente deve manter distância segura, já que muitos, na ânsia de ajudar, podem encostar em algum cabo ou estrutura energizada, sofrendo consequências que podem ser graves.

 

Colisões em postes (Tocantins)

 

2024 (1º quadrimestre)

114 ocorrências

Clientes interrompidos: 101.925

 

2023

380 ocorrências

Clientes interrompidos: 176.074

 

2022

649 ocorrências

Clientes interrompidos: 214.399 

 

Custo de R$ 3 a R$ 30 mil

 

Vale ressaltar que o custo médio da substituição de um poste danificado é de R$ 3 mil, mas pode ultrapassar os R$ 30 mil se a estrutura for base para transformador, sendo que as despesas decorrentes costumam ser de responsabilidade do causador do abalroamento, quando é possível identificá-lo.

 

Contatos da Energisa Tocantins

 

Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, avise a Energisa. O atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800 721 3330, aplicativo Energisa On, redes sociais, site www.energisa.com.br ou pelo WhatsApp acessível no site da Gisa, pelo link www.gisa.energisa.com.br.