Dos 950.915 veículos registrados no Tocantins, 673.857, o que representa 70,87% do total, não estão com o Licenciamento 2025 quitado, cujo prazo final de pagamento encerra no dia 15 de outubro. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), divulgados na manhã do último dia 09 de outubro.

 

O pagamento do Licenciamento, onde o órgão estadual de trânsito autoriza sua circulação em vias públicas, é obrigatório e, sem a quitação, o condutor fica impossibilitado de emitir o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular eletrônico (CRLV-e), documento que é indispensável e renovado anualmente.

 

Para emitir o boleto do Licenciamento 2025 no Tocantins, basta acessar o site https://www.to.gov.br/detran/veiculos. Todo o processo pode ser feito de forma online, sem custo adicional e sem a necessidade de deslocamento até o Detran. Após confirmado o pagamento, o CRLV-e já pode ser emitido online também.

 

De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular com o licenciamento vencido é uma infração gravíssima, passível de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 293,47, retenção do veículo até a regularização da situação, além de multa administrativa de R$ 36,86.

 

IPVA é pré-requisito

 

O Detran reforça que só é possível quitar o Licenciamento 2025 se o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) estiver pago. Para emitir a guia, o contribuinte deve acessar o site https://ipva.sefaz.to.gov.br, informando o número do Renavam, a placa do veículo e o CPF ou CNPJ do proprietário.

 

Alerta de golpes

 

Previna golpes envolvendo boletos falsos de IPVA e licenciamento. Sendo assim, a emissão deve ser feita apenas nos sites oficiais do Detran e da Sefaz, sem taxas extras. Mensagens, links, descontos ou cobranças via WhatsApp, SMS ou e-mail são falsos e as pendências no CRLV-e exigem atendimento presencial.