Foi finalizada nesta semana a reconstrução de uma ponte incendiada de forma criminosa há pouco mais de um ano e meio na zona rural, sobre o Ribeirão Água Fria, entre os municípios de Guaraí e Tupiratins. O serviço foi executado pelos próprios moradores da região, já que até agora nem o Governo do Estado ou as prefeituras de Guaraí e Tupiratins realizaram qualquer tipo de reparo no local.

 

A obra começou a ser executada nos primeiros dias de 2024, lembrando que o incêndio que destruiu o acesso foi registrado em agosto de 2022. Os trabalhos uniram empresários, fazendeiros e população em geral. Para juntar os materiais necessários, um grupo no aplicativo WhatsApp foi criado e vaquinhas realizadas. Apesar de reaberta, a nova ponte só pode ser acessada por veículos leves.

 

 

Segundo informado por alguns dos envolvidos na reconstrução, a ponte não possui estrutura adequada para veículos pesados ou de grande porte.

 

"As prefeitas de Guaraí e Tupiratins [Fátima e Filó Coelho] são irmãs e sempre cobramos delas alguma ação. O Governo do Estado chegou a mandar vigas de concreto para a construção de uma nova ponte, mas este material foi retirado e nada aconteceu durante todo esse tempo. Cansamos de esperar e nos juntamos para conseguir restaurar o acesso", contou um dos envolvidos nos trabalhos.

 

Conforme explica este mesmo morador envolvido nos trabalhos de reconstrução, que prefere não ser identificado, a ponte existe desde o mandato do ex-prefeito guaraiense Carlos da Silveira Bueno, o “Carlitão”, sendo inaugurada no mandato do ex-prefeito José Lomazzi Filho, ambos já falecidos. "A ponte nos ajuda muito, pois encurta em 40 quilômetros a distância entre os dois municípios”, afirma.