Neste domingo, 09 de novembro, estudantes de todo o país realizaram a 1ª etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – edição 2025. Para a professora de Guaraí Marina Nazareno Brito Alves, de 41 anos, a data também foi especial, já que ela conseguiu cravar o tema escolhido para a temida redação da avaliação, assunto que foi até pauta de avaliação bimestral com seus alunos.

 

O tema da redação do ENEM 2025, que costuma ser um dos maiores enigmas da prova anual foi “perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, enquanto Marina trabalhou com seus alunos do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres (CEMOT), onde leciona há 14 anos, “os obstáculos para garantir o envelhecimento com qualidade de vida da população brasileira”.

 

O acerto é considerado notável, porém não é um simples acaso. Marina elaborou uma pesquisa profunda dos últimos temas abordados, criando uma lista com assuntos prováveis. A sensibilidade pedagógica da profisisonal pode representar uma grande diferença para seus alunos, que consequentemente tiveram uma rara oportunidade de antecipar, com vários meses, uma preparação mais focada.

 

“Ao longo do ano apostava muito que a questão dos idosos e das pessoas desaparecidas poderiam estar no centro do tema da redação e um destes temas foi justamente o escolhido. Entendia que o exame vinha dado luz às minorias populacionais nas últimas avaliações e esta tendência seguiu neste ano. Estou muito feliz e espero que meus alunos consigam obter boas notas”, destacou.

 

 

A importância da redação

 

O ENEM 2025 é aplicado em duas etapas. A 1ª neste domingo, 9, com provas de linguagens, ciências humanas e redação. A 2ª é no dia 16, abordando matemática e ciências da natureza. O exame é a principal porta de acesso para universidades públicas e programas de bolsas de estudo/financiamento, tendo justamente a redação como um dos mais importantes critérios de pontuação.