Foi publicado na última terça-feira, 12 de agosto, no site da editora Casa Brasileira de Livros, o conto “A Surpresa”, escrito pelo tocantinense de Pedro Afonso Edilez Brito. O conto foi um dos semifinalistas do 5º Prêmio Internacional “Pena de Ouro”, promovido pela editora em 2024. Conhecido em Guaraí, o escritor atuou como Policial Rodoviário Federal (PRF) e reside na capital Palmas.
O concurso, uma referência no mundo da literatura de língua portuguesa, recebeu mais de 3,2 mil inscrições entre contos, crônicas e poemas de autores de 9 países. Na categoria contos foram 1.403 inscritos, segundo dados própria editora. A premiação, que está com inscrições abertas para a 6ª edição em 2025, distribui mais de R$ 100 mil para os vencedores escolhidos pelos jurados.
Edilez é casado com a ex-vereadora guaraiense Kátia Cristina e cursa mestrando em Literatura na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Em 2023 lançou o livro “Casos & Causos que a PRF Não Conta”, material que apresentou uma perspectiva personalista do trabalho invisível realizado por policiais anônimos. No próximo dia 28 vai lançar o livro de contos “Pequi 100 Caroço”.
Convite para ler o conto
"A Surpresa" é um conto que mergulha na tensão de uma viagem aparentemente comum, mas que se transforma em um momento de revelações inesperadas. Com uma escrita envolvente e personagens cativantes, o autor nos convida a refletir sobre os mistérios da vida cotidiana. Certamente uma leitura imperdível para quem aprecia narrativas surpreendentes e emocionantes. (LEIA ELE AQUI)