O senhor Raimundo Lopes de Sousa, conhecido como Raimundo “Paizinha”, completou, nesta quinta-feira, 05 de dezembro, 113 anos. O supercentenário, como mostram documentos, celebrou a data rodeado de familiares, incluindo filhos, netos, bisnetos e tataranetos e até dançou forró. Caso consiga se qualificar oficialmente, ele pode se tornar o homem vivo mais velho do mundo.
Atualmente o recorde de longevidade mundial é do senhor João Marinho Neto, que possui pouco mais de 112 anos. Ele vive na pequena cidade de Apuiarés, interior do Estado do Ceará e nasceu no dia 05 de outubro do ano de 1912, enquanto Seu Raimundo “Paizinha” teria nascido no dia 05 de dezembro do ano de 1911, ou seja, o morador de Guaraí é 305 dias mais velho do que o recordista.
Por que não é oficialmente?
Seu Raimundo “Paizinha”, mesmo tendo diversos documentos oficiais que comprovam sua idade avançada, não possui nenhum registro anterior emitido antes do ano de 1977, data em que a sua Certidão de Nascimento teria sido formalizada no município de Guaraí, quando ainda pertencia ao Estado de Goiás. O Registro Geral (RG) que ele carrega foi oficializado apenas no ano de 1989.
Silvéria partiu com 115 anos
Outra supercentenária que chamou atenção em Guaraí foi dona Silvéria Maria da Conceição. Nascida em 06 de julho de 1908, conforme indicavam seus documentos pessoais, a idosa completou incríveis 115 anos. Ela faleceu em dezembro do ano passado, mas seu feito infelizmente não pode ser celebrado com as honras que merecia, já que também não possuía registros mais antigos.
Foto: Arquivo/Guaraí Notícias (2023)
Dona Silvéria é outro exemplo de longevidade em Guaraí
Recordes de todos os tempos
O recorde de todos os tempos oficial entre homens e mulheres é o da francesa Jeanne-Louise Calment. Nascida em 21 de fevereiro de 1875 ela faleceu em 04 de agosto de 1997 com 122 anos 6 meses. Para se ter uma ideia do feito desta mulher, o homem que foi mais longe é o japonês Jiroemon Kimura, nascido em 19 de abril de 1897 e falecido em 12 de junho de 2013 com 116 anos e 54 dias.