A Escola Estadual Irineu Albano Hendges em Guaraí celebrou 40 anos com um evento carregado de fortes emoções na noite desta sexta-feira, 05 de setembro. O nome da unidade é uma homenagem ao filho da senhora Maria Elizabetha Hendges, pioneira de Guaraí. A idosa completou 99 primaveras neste ano e esteve presente na ocasião, acompanhado de alguns dos seus familiares.
Atualmente contando com mais de 600 alunos matriculados em turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio, nos turnos matutino, vespertino e noturno, a unidade é uma das mais tradicionais do município e se destaca por ser um dos principais centros de formação da região, no coração de um dos bairros mais populosos de Guaraí, o Setor Aeroporto.
Alunos, professores e equipe administrativa vestiam uniformes comemorativos e fizeram questão de enaltecer egressos que se destacam, alguns ocupando funções de grande responsabilidade. Outro grande momento de emoção durante o evento ficou por conta da homenagem ao ex-diretor Gercival Lopes, que comandou a escola por 12 anos e faleceu de forma trágica em janeiro de 2021.
Mais sobre Irineu Albano
Nascido em 1947 no Rio Grande do Sul, Irineu Albano Hendges começou sua vida profisisonal como caminhoneiro. Depois de algum tempo na boleia, viajando por todo o país, decidiu se mudar com a família para Guaraí em 1978, onde abriu uma serralheria, que na época era referência em toda a região. Ele faleceu aos 34 anos em 1981, após ser atingido por um disparo acidental de arma de fogo.