Edilez Brito, servidor aposentado da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que morou em trabalhou em Guaraí por muitos anos, lança nesta quinta-feira, 28 de agosto, o seu 2º livro de contos, “Pequi Sem Caroço”, publicado pela Editora Kelps. O evento será realizado no Espaço Cultural, a partir das 19h. A obra é um dos projetos contemplados por meio da Lei Aldir Blanc de incentivo à cultura.

 

Casado com a ex-vereadora guaraiense Kátia Cristina, Edilez lançou em 2023 o livro “Casos & Causos que a PRF Não Conta”, material que apresentou uma perspectiva do trabalho invisível realizado por policiais anônimos. A nova obra do autor retrata a simplicidade, o calor humano, a hospitalidade e a sabedoria do cotidiano sertanejo, herança do antigo Norte goiano e do Sul do Maranhão.

 

Entre os contos que estão neste novo livro se destacam “O Sertanejo e o Seu Primeiro Voo”, onde o autor mostra o olhar curioso e divertido do Mestre Beicinho e sua esposa ao viajar de avião pela primeira vez, e “Mensagens de Ana”, em que a protagonista revela sua força e fragilidade em diálogos diretos, misturando o sertão com a modernidade, brincando com tempo, espaço e as emoções.

 

 

Premiações do autor

 

Em sua trajetória como escritor, Edilez Brito coleciona conquistas importantes em premiações de destaque como o Prêmio Nacional de Incentivo à Publicação Literária – Antologia 200 Anos de Independência (2022), o 2º Prêmio de Contos Cidade Maravilhosa (2023), o 5º Prêmio Internacional “Pena de Ouro”, promovido pela Editora Casa Brasileira de Livros, além do Prêmio Off Flip (2025).