O ator Thiozer Nunes, nascido em Guaraí, foi escalado para interpretar ‘Dedé da Pinhola’ no longa-metragem ‘Sobre Dora e Dores’. A novidade chega enquanto ele se prepara para estrear novo espetáculo no Rio de Janeiro. A obra é uma adaptação do livro da escritora tocantinense Lita Maria, publicado em 2021.

 

Ambientado no sertão nortista das décadas de 1970 e 1980, o filme acompanha a história de ‘Dona Cota’, benzedeira vivida por Marcélia Cartaxo, que adota a órfã ‘Dora’. Entre perdas e tradições, ‘Dora’ cresce e desenvolve um forte vínculo com ‘Dedé’. O livro é premiado em vários festivais e possui abordagem delicada.

 

Além de Cartaxo, premiada com o Urso de Prata por A Hora da Estrela (1985), o elenco traz nomes como Buda Lira, Giovanna Máximo e Bell Gama. A produção será ambientada no Tocantins, com locações em Marianópolis, Caseara e Pium. A fotografia será assinada por Junior Malta, de Tropa de Elite e Tim Maia.

 

Com roteiro e direção de Kaká Nogueira e Bell Gama, o longa será produzido pela Cenaberta no 2º semestre. Financiado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura do Tocantins, o projeto conta ainda com apoio da Fundação Cultural de Palmas e promete destacar talentos e paisagens do Estado.

 

CLIQUE AQUI e veja mais detalhes sobre o filme.

 

Sobre o personagem

 

‘Dedé da Pinhola’ é um jovem serralheiro que vive no fictício povoado ‘Campineira do Anu Preto’. No livro, assim como no filme, ele e amigo de infância e futuro par romântico de ‘Dora’. É um personagem marcado por dualidades: entre a gentileza e a estupidez, coragem e o medo, e entre obediência e rebeldia.

 

Sobre o ator guaraiense

 

Thiozer Nunes de Morais, hoje com 28 anos, viveu em Guaraí até os 18. Ele se mudou para Curitiba-PR para cursar Direito na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e iniciar sua trajetória nas artes cênicas. Ele vem construindo uma carreira consolidada no teatro, cinema e publicidade, sendo inclusive premiado.

 

Fotos: Lucas Mavinga (@lucasmavinga)