A goiaba é um fruto bastante comum em várias partes do mundo, incluindo no Brasil, maior exportador das variedades de polpa vermelha, que costumam pesar entre 180 e 200 gramas, bem diferente do exemplar colhido no quintal de um autônomo residente de Guaraí, somando 5 vezes o peso médio, cerca de 1Kg.
A goiaba “tamanho família” foi colhida de uma goabeira com dois anos de vida, que em 2020 deu a sua 1ª carga de frutos. A planta está no quintal do autônomo Gilmar Alves de Sousa, de 37 anos. Ele conta que comprou a muda de um viveiro local, mas nem imaginava que ela poderia dar frutos tão grandes como este.
“Todo mundo que vem aqui em casa se impressiona. Antes de colher esta goiaba tiramos outra de aproximadamente 500 gramas. Tem mais umas 20 que estão no pé madurando”, conta Gilmar, que mora no bairro Portal da Serra, situado às margens da rodovia estadual TO-336, na saída para o município de Colméia.
Foto: Divulgação/Gilmar Alves de Sousa

Gilmar ao lado da goiabeira de onde o fruto de quase 1Kg foi colhido em Guaraí.
Foto:Divulgação/Arquivo Pessoal

Comparação da goiaba gigante colhida em Guaraí com uma laranja comum.
Pode ser da Tailândia
Pela descrição fornecida, tudo indica que a goiaba gigante colhida em Guaraí seja de uma variedade asiática, possivelmente oriunda da Tailândia, onde este tipo de espécie é bastante comum. O aspecto da polpa lembra muito uma maçã verde e o peso pode ultrapassar 1Kg, mas na média fica em até 500 gramas.
Foto: Ilustração/Internet

Aspecto interno do fruto lembra muito uma maçã verde, como mostra a ilustração.








