Uma equipe liderada por Cícero Moraes, designer 3D brasileiro referência mundial na técnica de reconstrução facial, apresentou no último dia 04 de dezembro a imagem que representaria o rosto de São Nicolau, reconstruído por meio de técnicas forenses modernas. O santo católico, que viveu entre os anos de 270 e 343 (depois de Cristo), seria inspiração do “Papai Noel”.

 

Para criar o rosto, Moraes e sua equipe usaram dados coletados na década de 1950 pelo pesquisador Luigi Martino, que teve a oportunidade de analisar os restos mortais do santo, muito conhecido por sua caridade e afinidade com as crianças, além de pessoas mais humildes. Importante ressaltar que São Nicolau era grego, proveniente da Ásia Menor, território onde está atualmente a Turquia.

 

 

Apesar de alguns traços da reconstrução facial lembrarem muito a imagem atual que todos possuem do “Bom Velhinho”, especialmente a barba comprida e branca, São Nicolau não possuía a pele clara e provavelmente era pardo. A imagem que hoje temos do “Papai Noel” se baseia em uma complexa mistura de tradições culturais e religiosas que convergiram ao longo de vários séculos.

 

O tom de pele e outros detalhes, como os olhos e cabelos, teriam sido adicionados com base na iconografia histórica de São Nicolau, tendo como referência ainda vários dados populacionais de sua época. As imagens foram finalizadas com o uso de recursos de inteligência artificial para realçar os detalhes do rosto, porém mantendo a fidelidade ao modelo anatômico original.