O termo Guaraí, embora pareça singular, não é exclusividade do município conhecido como a “capital do interior do Tocantins”. Há diversos lugares no Brasil que também utilizam este nome, como uma rua no Rio de Janeiro e uma pequena comunidade rural no interior do Paraná, além de outras localidades.

 

Pode parecer estranho, mas para quem vive no bairro de Campo Grande, em plena capital fluminense, o nome Guaraí é o de uma pequena rua. O mesmo acontece na cidade de Nova Laranjeiras, região Centro-Sul do Paraná, onde existe o Distrito Guaraí, uma pequena e pacata vila de produtores rurais.

 

Em Colméia, cidade vizinha da Guaraí tocantinense, também existe uma avenida bem conhecida. Outras cidades país afora com este nome em vias são: Japeri, no Rio de Janeiro e Aparecida de Goiânia, região metropolitana de Goiânia, capital de Goiás. Nestas duas cidades também existem ruas com nome Guaraí.

 

E não para por aí, vias públicas com nome Guaraí em Recife, capital de Pernambuco, em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Natal, capital do Rio Grande do Norte e até em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, ou seja, dá para se sentir em casa em muitos lugares do país.

 

 

 

Origem do nome Guaraí

 

O nome Guaraí tem origem no tupi-guarani e significa “rio dos lobos”. É formado pela junção dos termos guará, que designa um “lobo pequeno” ou “ave de plumagem vermelha”, e -y ou -í, que quer dizer “rio” ou “água”. Assim, o nome expressa a ideia de um lugar ligado à natureza, aos animais e ainda aos rios.