Fátima e Filó Coelho (União Brasil, prefeitas de Guaraí e Tupiratins, além de irmãs, visitaram, nesta sexta-feira, 25 de julho, na companhia do deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos), a obra da nova ponte de concreto na zona rural entre os dois municípios, sobre o Ribeirão Água Fria. O acesso em madeira foi incendiado há três anos e reconstruído pelos próprios moradores da região.
A obra, com duração prevista de 24 meses, integra um contrato com valor global de R$ 35.679.156,74 firmado no ano passado entre o Governo do Tocantins e o Consórcio Construpontes, sediado em Ribeirão Cascalheira-MT, que prevê a construção de 60 pontes em várias regiões do Tocantins, sendo 25 com até 10 metros, 20 com 15 metros, 10 com 20 metros e apenas 5 com 30 metros ou mais.
A nova ponte de concreto terá pouco mais de 30 metros de extensão. O investimento era extremamente aguardado pelas comunidades que vivem na região afetada, já que a ponte reconstruída de forma comunitária, apesar de estar firme e forte até os dias atuais, não suporta o tráfego de veículos de carga, sendo seu uso recomendado apenas para veículos de passeio leves e motos.
Reclamavam antes do incêndio
Antes de ser incendiada, a ponte em questão já vinha sendo alvo de constantes reclamações por conta de seu péssimo estado de conservação e devido à falta de manutenção. Em 2018, as irmãs e então vereadoras Fátima e Filó Coelho, hoje prefeitas reeleitas de Guaraí e Tupiratins, respectivamente, se uniram a parlamentares das duas casas de leis locais para cobrar investimentos na região.