Duas mulheres, uma com 42 anos e a outra com 64 anos, que apresentavam problemas de vesícula, são as primeiras pacientes a passarem por procedimento cirúrgico apontado como inédito no Hospital Regional de Guaraí, realizado nesta semana com a tecnologia de videolaparoscopia, considerada menos invasiva.

 

Os procedimentos foram realizados pelos médicos cirurgiões da Secretaria Estadual de Saúde (SES/TO), Felipe Alberto Mutran Lopes Branco e Valdir Francisco Odorizzi. Ambos enalteceram que este tipo de suporte torna a cirurgia mais rápida, proporcionando ainda recuperação em menor espaço de tempo.

 

A paciente Cleonice Marriel de Freitas comentou o atendimento recebido. “Eu já tinha tentado fazer este procedimento da forma convencional e não foi possível. Graças a esta nova técnica adotada no Hospital Regional de Guaraí eu resolvi meu problema, estou me sentindo bem e minha recuperação está ótima”, disse.

 

Obs.: As duas pacientes estavam devidamente cadastradas na Central Estadual de Regulação.

 

 

+ sobre a unidade hospitalar

 

Inaugurado em 11 de abril de 1989, o Hospital Regional de Guaraí, que é mantido pelo Governo do Estado, é a principal referência para a população de 14 municípios da região. Além de cirurgias eletivas, a unidade também promove atendimentos de urgência, emergência, ambulatório e ainda internação clínica.