O Governo do Estado promete concluir até o fim deste ano em Gurupi as obras de construção de uma fábrica de cadeiras de rodas, com capacidade de produzir até 60 unidades por mês. Estão sendo investidos mais de R$ 1,2 milhão, possibilitando a compra de equipamentos, materiais de insumo, custeio do aluguel do prédio, além do pagamento de salários para os funcionários.

 

De acordo com as informações divulgadas pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (SETAS), a unidade industrial beneficiará portadores de deficiência física em situação de vulnerável social de todos os municípios do Tocantins. Quando estiver em pleno funcionamento, a fábrica de cadeiras de rodas poderá produzir até 200 unidades por mês.

 

“O projeto se encontrava parado desde 2015 e o governador viu que deveríamos reativá-lo. Cerca de 30 a 50% da mão de obra será preenchida pelos próprios cadeirantes. O restante das vagas será distribuído entre reeducandos do sistema penitenciário e alunos da APAE. Um técnico será contratado para fazer a capacitação dos funcionários”, destacou Wande Mary, secretária da SETAS.

 

Wande Mary informou ainda que os beneficiários serão as pessoas com nome na lista da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O critério definido é o laudo médico. Estimativas divulgadas pelo próprio Governo do Estado indicam que uma cadeira de rodas simples chega a custar por volta de R$ 500,00 reais no mercado, valor que muitas vezes representa a renda total de uma família.