Guaraí segue liderando o ranking estadual de atendimentos por telemedicina no mês de outubro, com 170 consultas realizadas por meio do programa de Assistência Médica Especializada em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein. O serviço, que alcança cerca de 40 cidades do Tocantins, inclui grandes centros como Palmas e Araguaína, garantindo acesso à saúde de qualidade.
No mesmo período, foram contabilizadas 1.008 teleconsultas em todo o Estado. Além de Guaraí, destacaram-se Araguatins, com 136 atendimentos, Gurupi, com 98, e Taguatinga, com 93 — juntos, representando quase metade das consultas registradas no período. O avanço da iniciativa reforça a importância da tecnologia como aliada no atendimento médico em regiões mais distantes.
Implantado em 2022, o serviço oferece consultas em 12 especialidades. Mesmo não sendo presencial, os pacientes elogiam com frequência o serviço. A parceria prevê que a Prefeitura de Guaraí disponibilize estrutura, equipamentos e profissionais de apoio, enquanto o Albert Einstein assegura os especialistas. A iniciativa também reduz custos com deslocamentos, gerando ainda economia.

Telemedicina no Brasil
A telemedicina é um processo avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames. Estes exames são avaliados e entregues de forma digital, dando apoio para a chamada medicina tradicional. No Brasil o serviço foi regulamentado pela 1ª vez em 2002, mas avançou de fato durante a pandemia Covid-19, a partir do ano de 2020.



.jpg&w=3840&q=75)




