Educadores da rede municipal de Guaraí se reuniram na tarde desta terça-feira (23/04), para uma nova assembleia geral da categoria e anunciaram que vão entrar em greve por tempo indeterminado a partir do próximo dia 02 de maio. O encontro que resultou na decisão, organizada pelo Sindicato do Trabalhadores em Educação do Tocantins (SINTET), aconteceu na Câmara de Vereadores.

 

No último dia 15/04, também durante uma assembleia promovida na Câmara de Vereadores, o debate sobre o início do movimento paredista havia sido reiniciado. A categoria reivindica o cumprimento da lei do piso salarial, além do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) e cobra o pagamento de retroativos da data-base (correção anual de salários), não quitados em 2017.

 

Foto: Guaraí Notícias

Decisão sobre a greve dos esducadores da rede municial foi tomada durante assembleia geral realizada na Câmara de Vereadores.

 

A pauta de reivindicações já originou uma série de embates entre as partes envolvidas na discussão e recentemente também virou alvo de ações judiciais movidas tanto pelo SINTET, que representa os educadores, quanto pela Prefeitura de Guaraí. Contradizendo a versão dos educadores, o município alega que cumpre a lei do piso e afirma não dever qualquer retroativo da data-base.

 

Como as discussões já ocorrem há mais de dois anos, sem qualquer acordo, além das questões reivindicadas, outro assunto também entrou na pauta, a data-base de 2019, que deve ser aplicada no próximo mês de maio. Conforme um projeto de lei enviado recentemente para a Câmara de Vereadores, o reajuste sugerido será de 2,37%, menor que a inflação registrada no ano anterior (3,75%).

 

SINTET diz que greve é o último recurso

 

Segundo a presidente regional do SINTET de Guaraí, Iolanda Bastos, a decisão pela greve é o último recurso que a classe tem para tentar forçar uma negociação. “Nós já tentamos de todas as formas negociar, mas nossas reivindicações não são atendidas e se quer fomos chamados para discutir a correção da data-base. Infelizmente nos resta apenas a greve geral”, explica.

 

O tamanho da rede municipal de educação em Guaraí

 

Conforme dados repassados pelo próprio SINTET, existem atualmente 393 servidores que atuam na rede municipal de educação de Guaraí, incluindo 40 estagiários, 46 profissionais administrativos sem concurso e 54 ocupantes de funções de sala de aula (professores e auxiliares), que também não são concursados. A folha de pagamento da pasta é estimada em R$ 821 mil mensais.