Um tamanduá-mirim, popularmente conhecido como “jaleco”, “caminha”, “botelho” ou “mambira”, acabou sendo flagrado por câmeras de segurança invadindo uma distribuidora de bebidas no Centro de Guaraí (Disk Cerveja do Valdemir). A cena inusitada foi registrada na noite deste último sábado (13/05).
Pelas imagens cedidas ao Guaraí Notícias é possível ver a surpresa de funcionários e clientes do estabelecimento. O animal foi retirado para fora com o uso de um rodo. Ele foi deixado em um quintal baldio, já que Guaraí ainda não possui unidade dos Bombeiros ou serviço especializado em resgate de animais.
Avistamentos frequentes em Guaraí
Tem sido cada dia mais frequentes os avistamentos de tamanduás no perímetro urbano de Guaraí. A espécie é facilmente encontrada na região e se alimenta preferencialmente de formigas e cupins, porém não dispensa “guloseimas” que encontra pelas ruas, terrenos baldios ou invadindo residências e comércios.
Não se engane com a "fofura" do bichinho
Apesar da aparência amigável, o “mambira”, quando se sente ameaçado, pode causar muitos estragos caso consiga prender suas garras afiadas e longas no corpo de quem ignorar o perigo, seja humano ou animal. O abraço pode dilacerar até ossos, sendo assim, não se recomenda o manuseio sem conhecimento.