Um homem de 39 anos foi atacado por um enxame de abelhas em Guaraí e quase morreu na manhã desta terça-feira, 14 de julho. Cristiano Reis Silva de Sousa realizava serviços de roçagem em um terreno no Setor Primavera (Morro do Macaco), quando foi surpreendido pelos insetos, por volta das 9h30. O trabalhador foi socorrido por uma empresária que passava de carro pelo local.
Raflezia Souza, de 47 anos, conhecida como “Raflezia Turismo”, percebeu o trabalhador tentando se proteger e já bastante debilitado por muitas picadas. Ela acompanhou Cristiano, orientou que corresse e, quando a intensidade do ataque diminuiu, colocou a vítima no veículo e a levou rapidamente para atendimento hospitalar. A ação dela foi decisiva para garantir o socorro em tempo rápido.
Segundo a irmã da vítima, Cleane, ele foi atingido principalmente na cabeça e nas costas. As abelhas estavam alojadas em um poste e provavelmente atacaram o trabalhador por conta do barulho provocado pela roçadeira. No hospital, ele recebeu medicação e permaneceu em observação, sendo liberado posteriormente. Vale destacar que Cristiano possui problemas respiratórios.
O perigo das picadas
Ataques de abelhas podem causar reações graves, especialmente após muitas picadas ou em pessoas alérgicas. A orientação básica é afastar-se rapidamente, proteger rosto e pescoço, buscar abrigo fechado e acionar os Bombeiros. Em caso de falta de ar, fraqueza, desmaio ou inchaço, a vítima deve ser levada imediatamente a uma unidade de saúde para receber atendimento médico.








