Terminou nesta sexta-feira (18/05), mais uma semana de sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Guaraí. Com vários projetos em pauta, alguns deles tramitando há vários meses, a Casa de Leis vem buscando e tentando o entendimento para que as demandas posam ser superadas, por outro lado, impasses como na matéria relativa ao data-base dos servidores municipais, que parecia assunto pacificado, acabaram ficando para a próxima semana.

 

Na última segunda-feira (14/05), conforme noticiado por este site (REVEJA AQUI), um acordo entre Prefeitura, Câmara e servidores da Educação parecia ter encerrado as discussões relativas aos índices data-base do município, pagos à classe, representada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (SINTET). Tudo caminhava para uma aprovação pacífica, o que infelizmente acabou não acontecendo de fato.

 

Foto: Guaraí Notícias

Sessão extraordinária na terça-feira (22/05) foi marcada exclusivamente para apreciação do texto da data-base.

 

O município se propõe em corrigir as perdas inflacionárias de todas as categorias ao mesmo tempo e vem negociando a questão desde o ano passado. Fisco, Saúde e Quadro Geral aceitaram os índices propostos, mas a Educação não concordou e chegou a ameaçar greve. Como o projeto de lei que concede a correção é único, todos acabam sendo penalizados, já que os vereadores não se sentem confortáveis em votar uma matéria sem que haja o mínimo consenso.

 

Para piorar ainda mais a situação, a Câmara, que recebeu os projetos do Poder Executivo apenas nesta semana, acabou sendo colocada como principal responsável por não votar o reajuste data-base, pelo menos é o que demonstrou uma nota divulgada pela Prefeitura de Guaraí em seu site (VEJA AQUI). O clima que já era ruim entre Executivo e Legislativo agora ficou realmente tenso, tudo por falta de uma boa articulação política, que evitaria desgastes entre as partes.

 

Não há como prever o que vai acontecer, mas já é definido que na próxima terça-feira (22/05), a partir das 9h da manhã, a Câmara realizará uma sessão extraordinária não remunerada para apreciar o texto da data-base. Os reajustes propostos às categorias, apesar de pagos em data unificada, possuem percentuais distintos, que variam de 3,1% a 5,71%. No caso da Educação, a proposta oferecida foi de 4,88%, mas a classe já adiantou que não aceita.

 

Como saber o que está sendo votado na Câmara de Guaraí?

 

 

Acompanhe todos os requerimentos e projetos, incluindo os que já foram apreciados ou que ainda permanecem em estudo na Câmara de Vereadores de Guaraí. Acesse o site http://guarai.to.leg.br e clique na guia “Matérias Legislativas”, situada no menu lateral, à esquerda da página. Depois de acessar o subitem do menu lateral, basta clicar no botão “pesquisar”, que possibilita o acesso integral à todas as pautas de votação do parlamento guaraiense.

 

Matéria publicada no dia 18/05/2018:

Em assembleia, professores municipais de Guaraí decidem cobrar na Justiça data-base

https://www.guarainoticias.com.br/noticia/em-assembleia-professores-municipais-de-guarai-decidem-cobrar-na-justica-data-base