Após mais de 1 ano e meio, o impasse no pagamento de correções data-base dos profissionais da rede municipal de educação de Guaraí pode ter finalmente chegado ao fim. Durante uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (14/05), na sede da Câmara de Vereadores, representantes dos educadores e da prefeitura conseguiram alinhar uma proposta que atingiu consenso.

 

A discussão foi proposta pela própria Casa de Leis, já que a Prefeitura de Guaraí havia encaminhado, ainda na semana passada, quatro projetos de lei para apreciação dos vereadores, tratando justamente sobre a correção data-base de todos os servidores efetivos do município. Até então, apenas os educadores ainda não haviam confirmado se aceitariam o percentual de reajuste proposto.

 

Foto: Guaraí Notícias

Vereadores intermediaram acordo fechado entre representantes dos professores e da prefeitura de Guaraí.

 

A previsão é de que o texto que concede a correção data-base aos servidores efetivos do município seja votado ainda nesta semana. No caso específico dos educadores, o reajuste ofertado é de 4,88%, incluindo ainda o realinhamento das tabelas dentro de cada nível, conforme determina o piso nacional. A garantia do município é que nenhum professor receberá menos do que R$ 2.455,35 (piso).

 

Depois do acordo, representantes da classe, liderados pela presidente regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (SINTET), Iolanda Bastos, participaram da abertura da semana de sessões da Casa de Leis. Centenas de educadores municipais também acompanharam a sessão, lembrando que o texto final da data-base deve ser votado na sexta-feira (18/05).

 

O que é a data-base?

 

A data-base é um reajuste anual que corrige perdas salariais de todos os trabalhadores em cada uma de suas respectivas categorias. No caso do serviço público, esta correção é estabelecida normalmente por leis específicas, como o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR). Os índices utilizados para se definir normalmente o reajuste estabelecem como base a inflação do ano anterior e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

 

Matéria publicada no dia 18/05/2018:

Em assembleia, professores municipais de Guaraí decidem cobrar na Justiça data-base

https://www.guarainoticias.com.br/noticia/em-assembleia-professores-municipais-de-guarai-decidem-cobrar-na-justica-data-base