Um dos custodiados da Unidade Penal de Guaraí atingiu 820 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL) do ano passado. O desempenho pode garantir ao indivíduo bolsas de estudo e acesso a cursos em universidades públicas sem a necessidade de passar por vestibular. O feito é considerado destaque dentro do sistema penal.
Segundo a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (SECIJU), o mesmo custodiado em questão recentemente concluiu o curso de Ciências Contábeis na modalidade on-line e a nota conquistada no último ENEM PPL pode lhe garantir acesso a cursos como Jornalismo, Engenharia Civil e Educação Física, lembrando que ele já fez a inscrição e agora aguarda os resultados de seleções.
O diretor da Unidade Penal de Guaraí, Adriano Almeida, ressalta que o sucesso no ENEM PPL é uma vitória compartilhada entre o aluno e todos os envolvidos no processo de formação. “O desempenho é fruto da dedicação pessoal e do incentivo permanente às atividades educacionais oferecidas no sistema. Esta nota alta alcançada mostra que todos nós estamos no caminho certo”, afirma.
O que disse o custodiado
O custodiado, que não teve sua identidade revelada, reforçou que o estudo vem sendo a principal porta para a liberdade e dignidade. “Tirar essa nota, mesmo estando aqui dentro, me mostrou que o esforço da gente vale muito quando recebe uma ajuda. Só tenho a agradecer aos professores e todos que me acompanham, por acreditarem que posso ter um futuro diferente”, afirmou.
Adesão do ENEM PPL
Em 2025, a Unidade Penal de Guaraí contou com 59 internos inscritos. Esse engajamento é fruto de um trabalho conjunto que oferece ensino formal dentro da unidade por meio do Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão (CERAL). A presença da escola no ambiente prisional assegura que os custodiados possam ter acesso às mesmas oportunidades educacionais que o público externo tem.







