Um dos ônibus escolares que atendem a Escola Municipal Núcleo Euclides da Cunha, na região da Beira do Rio, parou no meio do trajeto pela 2ª vez em menos de 15 dias nesta semana. Dias antes, ele havia soltado grande quantidade de fumaça, assustando e gerando pânico entre os alunos. Apesar da gravidade, apenas a ocorrência recente teria ganhado maior repercussão nas redes sociais.
Pais afirmam que falhas fazem parte da rotina há anos e denunciam que o veículo teria sido reprovado em vistorias do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). “Fomos informados que esse ônibus teria sido reprovado na vistoria. Ele é bem velho e desconfortável, sem ar-condicionado inclusive. Quando quebra, mandam outro pior”, relatou uma mãe, que preferiu não se identificar.
Procurado, o secretário municipal de Educação e Cultura, Prof.º Sebastião Mendes, negou que o veículo tenha sido reprovado na vistoria do Detran/TO. Segundo ele, o incidente de fumaça foi causado por vazamento de óleo na turbina, e a pane seguinte ocorreu após sensores serem danificados durante a lavagem do veículo. Ele confirmou que o ônibus é antigo, porém foi consertado.
Para pais e alunos, a reincidência reforça a insegurança, enquanto a gestão municipal aguarda aprovação de propostas já cadastradas para renovação da frota junto ao Governo Federal. A expectativa é de que documentação possa ser aprovada e novos veículos sejam disponibilizados, lembrando que situações como a vivenciada na zona rural de Guaraí são cotidianas no interior brasileiro.

CLIQUE AQUI e veja o relatório completo da vistoria do veículo em questão; ao contrário do que o secretário afirma, não houve aprovação na vistoria.
Legislação sobre o tema
Conforme legislações vigentes, o transporte escolar deve seguir as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e de resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Os municípios possuem a responsabilidade objetiva e devem garantir veículos adequados, com manutenção preventiva em dia, sob risco de penalizações administrativa e até mesmo penal se incidentes forem registrados.



%2012.54.38_e1da9c3b.jpg&w=3840&q=75)
.jpg&w=3840&q=75)




