O professor, pesquisador e gestor educacional Luiz Carlos Duarte de Souza, faleceu neste domingo, 02 de agosto. A informação foi confirmada em nota de pesar divulgada pela Faculdade Guaraí e pelo Colégio Guaraí. Conhecido como “Professor Duarte”, ele presidia o Instituto Educacional Santa Catarina (IESC), mantenedor das duas instituições privadas de ensino sediadas no município.
Em Guaraí, “Professor Duarte” se destacou como empreendedor do ramo educacional. Desde 2012, quando o IESC assumiu a Faculdade Guaraí, que anteriormente era gerida por uma fundação municipal, liderou a expansão da instituição, ampliou cursos, fortaleceu a estrutura acadêmica e consolidou o ensino privado como vetor de formação, emprego e desenvolvimento na região.
Também teve participação decisiva no fortalecimento do Colégio Guaraí, ampliando a presença do grupo educacional no município. Sob sua liderança, as instituições passaram a reunir ensino básico, graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação de milhares de estudantes e para a geração de empregos diretos e indiretos no Tocantins e estados vizinhos.
Antes de atuar em Guaraí, construiu extensa carreira científica. Mestre e Doutor na área de Biologia, com ênfase em Genética, ele trabalhou por 25 anos no Instituto Lauro de Souza Lima, de Bauru-SP. Suas pesquisas investigaram fatores hereditários ligados à resposta imunológica à hanseníase, ampliando a compreensão e contribuindo para avanços no diagnóstico e no tratamento.
Causas do falecimento
Apesar dos 74 anos de idade, “Professor Duarte” sempre foi um homem muito ativo e com uma mente lúcida. Sua partida se deu por conta de um tumor maligno e agressivo no pâncreas. Em pouco mais de 30 dias a doença o debilitou de forma contundente. Ele residia atualmente em Jaraguá do Sul-SC, mas o sepultamento, atendendo seu desejo, será realizado na cidade de Bauru-SP.










