No período de estiagem, equipes da Prefeitura de Guaraí costumam reforçar o atendimento de produtores rurais do município com a perfuração de cacimbas, utilizadas para garantir água para o gado. Um dos beneficiados pela ação é o produtor rural José Mauro, que decidiu criar peixes nas escavações que possui.

 

O produtor rural vive com a família no Assentamento Soledade e mantém duas cacimbas para fornecer água para o gado e que também servem como criatório para peixes das espécies tambaqui, pintado e pacu-caranha. A ideia agora é aproveitar outras duas cavas feitas recentemente para aumentar a produção.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaraí

Novas cacimbas vão ser uteis para o gado e também para ampliar a produção de peixes.

 

Nos últimos 20 dias, segundo informações da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Guaraí foram perfuradas 35 cacimbas na zona rural de Guaraí, 20 na região da comunidade Beira do Rio, situada nas margens do Rio Tocantins e outras 15 no Assentamento Soledade.

 

Segundo com geógrafo Hugo Aleixes, encarregado de máquinas da pasta responsável pelas perfurações, todo o trabalho passa por uma análise técnica e segue normas ambientais, incluindo a distância mínima de 120 metros de mananciais, o que contribui para a preservação destes tipos de ambientes.