Uma jaguatirica atropelada foi encontrada morta em Guaraí na manhã deste sábado, 07 de outubro. O corpo do felino selvagem foi avistado há poucos quilômetros de onde uma onça-parda também morreu atropelada há menos de um mês, às margens da rodovia Federal BR-153, que corta o município ao meio.

 

As imagens repercutidas foram registradas pelo Policial Penal Bruno Gomes, que passava pelo trecho, situado nas proximidades da empresa Bertolini, não muito distante do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Neste mesmo local, outras duas jaguatiricas foram encontradas mortas nos últimos dois anos.

 

Conhecido também como “gato do mato”, a jaguatirica é o terceiro maior felino conhecido no mundo, ficando atrás da onça pintada e do puma. Pelas características similares, muitas pessoas acabam por confundi-lo com um filhote de onça, porém o padrão da pelagem e o tamanho da cabeça são distintos.

 

 

Conhecendo mais a espécie

 

A jaguatirica (Leopardus pardalis) é uma das espécies de felinos neotropicais mais conhecidas cientificamente. Apesar de não estar na lista de espécies ameaçadas de extinção, o felino selvagem sofre com a destruição do habitat, que fragmenta e isola as populações na Mata Atlântica, Caatinga e no Cerrado.

 

De hábitos solitários, exceto na época de reprodução ou quando as fêmeas estão com seus filhotes, atingem maturidade sexual entre 18 e 22 meses de idade. O padrão de pelagem lembra o da onça-pintada, ressaltando-se de que suas manchas funcionam como a impressão digital dos humanos, por serem únicas.