O Governo do Tocantins mudou mais uma vez a nomenclatura dos colégios que possuem a gestão compartilhada com a Polícia Militar (PM). É o que determina o Decreto Nº 6.022, publicado no Diário Oficial desta última quarta-feira (11/12). Agora as unidades passam a se chamar Colégio Militar do Estado do Tocantins e não mais Colégio Cívico-Militar ou Centro de Ensino Médio Cívico-Militar.

 

Atualmente o Estado possui 12 unidades integradas a esta modalidade de ensino, que atendem, conforme levantamento da Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes (SEDUC), a cerca de 8 mil estudantes matriculados. Em outubro passado o Governo havia alterado à nomenclatura das unidades, gerando inclusive várias críticas, principalmente dos pais e alunos.

 

Ainda conforme a SEDUC, a 13ª unidade integrada ao modelo militar já foi anunciada. Ela será incorporada a uma escola da rede estadual de Miracema do Tocantins (Centro de Ensino Médio Santa Terezinha). A meta do Governo é a de instalar pelo menos 33 colégios militares em todo o Estado nos próximos anos, atendendo uma demanda que seria presente em toda a sociedade tocantinense.

 

Matricula é online ou via telefone:

 

A partir do fim deste ano a matrícula dos novatos que desejam adentrar a modalidade militar no próximo ano será feita exclusivamente por meio de cadastro online ou via telefone, assim como nas demais escolas da rede estadual. As vagas serão disponibilizadas mediante sorteio automático do sistema. Os alunos veteranos, ou seja, já matriculados, terão suas vagas garantidas automaticamente.

 

As 13 unidades militares do Tocantins:

 

Colégio Militar do Estado do Tocantins (Unidade I) – Palmas

Colégio Militar do Estado do Tocantins (Unidade II) – Palmas

Colégio Militar do Estado do Tocantins (Unidade III) – Araguaína

Colégio Militar do Estado do Tocantins (Unidade IV) – Arraias

Colégio Militar do Estado do Tocantins (Unidade V) – Paraíso do Tocantins

Colégio Militar do Estado do Tocantins (Unidade VI) – Araguatins

Colégio Militar do Estado do Tocantins (Unidade VII) – Gurupi

Colégio Militar do Estado do Tocantins (Unidade VIII) – Guaraí

Colégio Militar do Estado do Tocantins (Unidade IX) – Porto Nacional

Colégio Militar do Estado do Tocantins (Unidade X) – Colinas do Tocantins

Colégio Militar do Estado do Tocantins (Unidade XI) – Augustinópolis

Colégio Militar do Estado do Tocantins (Unidade XII) – Palmeirópolis

Colégio Militar do Estado do Tocantins (Unidade XIII) – Miracema do Tocantins