Dezenas de árvores e até uma torre de telecomunicações, além de outras estruturas, acabaram sendo derrubadas ou então danificadas por fortes rajadas de vento registradas na zona rural de Guaraí durante a tarde deste último domingo, 1º de dezembro. Os prejuízos ocorreram na altura do KM-19 da rodovia estadual TO-431, que liga o Centro da cidade até a região da “Beira do Rio”.
Pessoas que transitaram pelo trecho gravaram vídeos mostrando a grande quantidade de árvores caídas no meio da pista de rolamento da rodovia. Equipes da 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (7ª CIBM) foram acionadas e promoveram a desobstrução da via. A torre derrubada retransmitia sinal de internet para mais de 50 clientes. Não há relatos de feridos, apesar dos danos.
Acontecendo com frequência
Chama atenção o fato deste tipo de fenômeno da natureza estar acontecendo de forma cada vez mais intensa. Em novembro do ano passado, o perímetro urbano de Guaraí foi duramente afetado por rajadas de vento. Em outubro deste ano, postes também foram derrubados. Ainda neste mesmo mês, árvores e telhados foram arrancados pela força dos ventos na região da “Beira do Rio”.
Alertas por SMS
Qualquer pessoa interessada pode receber em seu celular alertas climáticos da Defesa Civil. Para ter acesso a esta informação, que costuma antecipar cenários que incluem temporais com chuvas de grande volume e fortes rajadas de vento em todos os municípios do país, basta enviar um SMS para o número 40199, informando no corpo da mensagem o CEP do seu endereço de residência.