Um temporal com ventos assustadores causou diversos estragos na zona rural de Guaraí durante a tarde deste sábado, 12 de outubro. A região mais impactada fica no entroncamento entre os rios Tocantins e Água Fria, distante cerca de 70 quilômetros do Centro de Guaraí. Algumas casas foram destelhadas, árvores arrancadas pela raiz e a cobertura de um barracão foi arrancado por completo.
Moradores que vivem nesta região há mais de duas décadas contam que nunca tinham presenciado rajadas de vento tão fortes. Pouco antes do fenômeno ser registrado o calor era intenso. Além da ventania destruidora, o temporal trouxe uma chuva de grande volume e muitas descargas atmosféricas. Apesar dos grandes estragos, a chuva não durou mais do que 20 minutos e logo se dissipou.
Alerta já indicava isso
No dia anterior, um alerta meteorológico indicava que este tipo de fenômeno poderia ser registrado em municípios situados nas regiões Centro-Norte e Sul do Tocantins, colocando em alerta principalmente equipes da concessionária de energia elétrica (Energisa), Defesa Civil e Bombeiros Militares. Este mesmo alerta sugere que as populações continuem em alerta durante os próximos dias.