A falta de posicionamento claro sobre a realização ou não da 33ª Exposição Agropecuária de Guaraí (EXPOGUARAÍ) vem gerando incertezas na comunidade. Uma decisão da Justiça do Trabalho, proferida no dia 15 de maio, afastou a Junta Governativa do Sindicato Rural de Guaraí (SRG), entidade que vinha organizando o evento programado para acontecer entre 14 e 23 de junho.

 

Desde 15 de maio, ninguém responde oficialmente pelo SRG e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), entidade que seria a representação dos sindicatos rurais do Estado, até o presente momento não se manifestou sobre a situação. Nos bastidores, voluntários do agronegócio de Guaraí trabalham para que pelo menos a cavalgada aconteça no dia 16 de junho.

 

Mas por que afastou?

 

A decisão pelo afastamento levou em conta a falta de prestações de contas do SRG, irregularidades na condução da eleição da Junta Governativa, realizada em fevereiro deste ano, além de indícios de malversação de recursos e dilapidação do patrimônio do sindicato. A ação foi protocolada por advogados da servidora pública e produtora rural, Consuelo Aparecida Julião Fernandes.

 

Junta governativa afastada

 

Presidente

Adriano Oliveira Fonseca

 

Tesoureiro

Juliano Venâncio da Silva

 

Secretário

Paulo Sérgio de Carvalho

 

Nomeação de interino

 

Vale destacar que no último dia 22 de maio, a própria Justiça do Trabalho nomeou um presidente interino do SRG, o produtor rural e empresário Valdecir Caranhato Rodrigues, que seria um dos vice-presidentes da última diretoria eleita (2021/2024). Porém ele já manifestou por meio de seus advogados, alegando que não teria interesse de ocupar a função determinada judicialmente.

 

Acordo finalizou processo

 

Horas após o Guaraí Notícias publicar conteúdo mostrando o cenário de incertezas que envolvia a realização da 33ª Exposição Agropecuária de Guaraí (EXPOGUARAÍ), a Justiça do Trabalho homologou um acordo para garantir que o evento aconteça. Raimundo Pessoa vai comandar a Junta Governativa do SRG e conduzir as eleições para composição da nova diretoria da entidade.

 

Confira a integra do acordo AQUI!