A equipe de jiu-jitsu Vorax Guaraí conquistou 16 medalhas, sendo 6 de ouro, 5 de prata e 5 de bronze durante participação na Brasil Cup 2025 – etapa Palmas-TO, promovida durante este sábado, 15 de novembro. Um dos destaques ficou por conta do atleta Daniel Clarindo, que faturou dois ouros, além de um bronze.

 

A competição é considerada relevante e incluía atletas de várias regiões, que competiam nas categorias masculina e feminina, do infantil ao máster. A expectativa é que a boa participação da equipe guaraiense gere visibilidade aos atletas, atraindo novos adeptos, além de convites para outras competições.

 

Guaraienses e medalhas

 

Daniel Clarindo (Juruna): 2 ouros, 1 bronze

Rhuan Kalyel: 1 bronze

Gabriel: 1 prata

Luciana: 1 prata, 1 bronze

Kaique: 1 prata

Fagner: 1 ouro

Amanda: 1 bronze

Adrielle: 1 prata

Lucas Lima: 1 bronze

Pedrão: 1 ouro

Joacy Neto: 1 prata

Jhonatas: 1 ouro

Pedro Holanda: 1 ouro

 

Mais sobre o Jiu-jitsu

 

Conhecida como a arte marcial que reúne suavidade, flexibilidade e técnica na sua prática, o jiu-jitsu é originário do Japão e começou a ser ensinado no Brasil em 1913, onde ganhou inúmeros adeptos, além do seu próprio estilo, mais focado na luta de solo, tendo como um dos pilares na prática a família Gracie.

 

Em uma luta o principal objetivo é dominar o adversário com quedas, controles e finalizações. As lutas podem ocorrer com kimono, privilegiando pegadas e imobilizações, ou nogi, mais rápidas e dinâmicas. Há também disputas por categorias e absoluto, onde qualquer peso enfrenta qualquer adversário.