Por meio de nota divulgada no seu site institucional na tarde desta sexta-feira (10/07), a Prefeitura de Guaraí informou que contratou um novo clínico geral para atender o posto de saúde da Avenida Tocantins. Com isso, o município passa a ter pelo menos um médico disponível em todos os 8 postos de saúde da cidade.

 

Desde abril do ano passado a Secretaria Municipal de Saúde vinha tentando contratar médicos para atender demandas da comunidade. A pasta justifica a necessidade de contratação temporária, pois alguns profissionais concursados estavam afastados por motivos diversos, incluindo problemas de saúde.

 

“O município conta com 13 médicos efetivos, porém, alguns profissionais estão de licença médica, além de outras situações, de maneira que o quadro ficou comprometido”, explica a secretária Marlene Sandri, lembrando que a atual gestão inaugurou dois novos postos e reformou os demais nos últimos anos.

 

Conforme estatísticas da própria Secretaria Municipal de Saúde, entre os meses de janeiro e junho deste ano foram realizados 9.974 atendimentos médicos nos postos de saúde de Guaraí. A rede de atenção básica, de responsabilidade do município, oferece consultas de rotina e atendimentos não emergenciais.

 

Postos de Saúde (UBS´s) de Guaraí:

 

UBS José Coelho Santos – Avenida Tocantins

UBS Antônia Correia de Almeida – Setor São Luís

UBS Aluísio Tenório Marques – Setor Dantas

UBS Josefa Pestana – Setor Pestana

UBS Maria Célia Valadares – Jardim Brasília

UBS Paulo de Tarso – Setor Aeroporto

UBS Cosme Mariano dos Santos – Jardim Alto Alegre

UBS José Lomazzi Filho – Avenida Tiradentes

 

Obs.: A sigla UBS significa “Unidade Básica de Saúde”, nome técnico dado aos postos de saúde ou “postinhos”, como são popularmente conhecidos.