Duas pessoas ficaram feridas em uma colisão entre moto e veículo de passeio no cruzamento das avenidas Pernambuco e Tocantins, em Guaraí, na noite deste domingo, 22 de junho. As vítimas são o condutor da moto, de 41 anos, além de uma mulher, de 40 anos, passageira do carro. Ambos foram socorridos pelos Bombeiros e encaminhados até o Hospital Regional de Guaraí (HRGUA).
O condutor da moto apresentava escoriações no abdome, corte no supercílio esquerdo e ferimento no antebraço, já a passageira do carro relatava tontura, lembrando que ambos estavam conscientes. O motorista do veículo de passeio saiu ileso. O cruzamento em questão, mesmo com sinalização, tem registro frequente de colisões, geralmente causadas pelo desrespeito à preferência.
Números impressionam
Dados da Polícia Científica do Tocantins indicam que sinistros de trânsito com lesões aumentaram 85% e com mortes 350% em Guaraí entre 2021 e 2024. Para que a situação não se torne ainda pior em 2025, é preciso melhorar o tripé que envolve fiscalização, campanhas educativas e engenharia de trânsito. Sugestões práticas e pautadas na realidade local já foram apresentadas recentemente, porém pedestres e condutores devem também fazer a sua parte.
Ações para melhorar o trânsito de Guaraí
1 - Convênios para mais fiscalização
Ampliar parceria entre o município e as forças de segurança. Hoje Guaraí só tem um servidor com autonomia limitada na fiscalização.
2 - Banco de dados estatísticos
Coletar e divulgar números reais sobre os sinistros, com apoio de órgãos estaduais e criação de grupos locais de monitoramento.
3 - Operações regulares com encaminhamento à delegacia
Intensificar blitzes com foco em encaminhar infratores flagrados para registro formal na Polícia Civil.
4 - Videomonitoramento para fiscalização de trânsito
Usar as câmeras já instaladas também para fiscalizar infrações, seguindo as regras da legislação.
5 - Criação de uma Secretaria Municipal de Trânsito
Ter uma equipe exclusiva para planejar, executar e fiscalizar as ações de trânsito.
6 - Quebra-molas nos pontos críticos
Instalar redutores de velocidade nos locais com mais registros de sinistros.
7 - Campanhas educativas com apelo emocional
Investir em ações de conscientização, principalmente nas redes sociais, com mensagens diretas e impactantes.
8 - Espaços seguros para pedestres e ciclistas
Criar áreas apropriadas para caminhadas e atividades físicas, afastadas da BR-153.
“Sinistro” e não “acidente”
O termo “sinistro”, que vem sendo utilizado pelo Guaraí Notícias com mais frequência do que se deseja, infelizmente, é o mesmo descrito pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mais precisamente na Norma Brasileira (NBR) Nº 10697 de 2020, além de figurar na legislação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ele abrange todas as ocorrências geradoras com danos materiais, lesões ou mortes no trânsito, substituindo a expressão “acidente”.