É raro, mas aconteceu. Uma chuva leve, antecedida por um pouco de vento, brindou guaraienses no fim da tarde desta quinta-feira, 31 de julho. Para completar o cenário, um belo arco-íris ainda apareceu no horizonte. Outras cidades pelo estado também tiveram o mesmo privilégio, inclusive Araguaína.
Entre junho e outubro o clima costuma ser quente e seco no Tocantins, com baixos índices de umidade relativa do ar, céu limpo e quase nenhuma ocorrência de chuvas. Apesar de estarmos no inverno, tocantinenses natos ou de coração chamam esta época de verão, ao contrário do que ocorre na maior parte do país.
Tendo como base o histórico de publicações recentes do Guaraí Notícias, constata-se que em 2019 também choveu no mês de julho, porém nos primeiros dias. Em 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024 o longo período de estiagem foi interrompido em agosto, lembrando que os volumes são sempre modestos.
E será que chove mais?
Levando em conta as previsões climáticas, a chuva pode sim se repetir em Guaraí nos primeiros dias do mês de agosto deste ano, especialmente a partir do dia 07. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indicam chances acima dos 40% de novos volumes serem registrados e isso não é pouca coisa.