Uma assembleia geral realizada no Centro de Eventos “Saboião” durante a noite desta quinta-feira, 28 de novembro, oficializou a criação da Associação das Famílias Atípicas de Guaraí (AFAGO-TO), entidade que tem como principal finalidade o apoio de pessoas com deficiência, transtornos e altas habilidades. Durante o evento também foi definida a primeira diretoria com 9 membros eleitos.

 

O processo de criação da entidade vinha sendo gestado há alguns meses e era um desejo antigo de famílias que lutam com afinco para garantir qualidade de vida, dignidade e respeito para quem possui algum tipo de deficiência ou altas habilidades. Entre os pais, mães e responsáveis mais envolvidos com a entidade estão aqueles que possuem crianças integrantes do chamado espectro autista.

 

Primeira diretoria eleita

 

 

Presidente: Kássia Cândida P. Mendonça

Vice-presidente: Kaique Ferreira de Almeida

1ª Tesoureira: Claudia Costa Leite Lopes

2ª Tesoureira: Elzivânia Sales Nogueira

1ª Secretária: Francisca Marques dos Santos Oliveira

2ª Secretária: Bruna Rocha Coelho

 

Conselho Fiscal

Sebastiana Salva Ferreira Araújo

Gerson Danilo Aranha

Marcelo Gris

 

Obs.: O mandato dos eleitos, escolhidos por aclamação, será de dois anos, entre 28 de novembro de 2024 e 28 de novembro de 2026.

 

Realidade de Guaraí

 

Conforme dados apresentados no evento e compilados por meio de levantamentos promovidos em unidades escolares das redes municipal, estadual e particular, Guaraí possui atualmente cerca de 400 crianças e adolescentes que necessitam de acompanhamento especializado, sendo que uma parcela superior a 50% do público-alvo não possui diagnóstico adequado.

 

Organizar é o caminho

 

A organização por meio de uma entidade sem fins lucrativos é o caminho para que conquistas possam melhorar a realidade de Guaraí, provocando o poder público, buscando parcerias e unindo pessoas que conhecem ou querem conhecer a causa. Qualquer pessoa pode participar, basta aderir, não importa a sua condição. O importante é querer fazer parte desta transformação em curso.

 

As mãos que articulam

 

Não foi nada fácil constituir a AFAGO-TO, mas é necessário creditar o esforço monumental da dedicada equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guaraí, que abraçou o processo e trabalhou duro para que este dia histórico acontecesse, assim como a advogada, professora e vereadora eleita em Guaraí, Karina Sacramento (União Brasil), assessora jurídica voluntária da entidade.