Os cuidados com a higiene na manipulação dos alimentos são fundamentais para controlar a contaminação com micro-organismos e evitar doenças. Essas precauções devem fazer parte da rotina de todas as famílias e estabelecimentos.

 

Inicialmente deve-se avaliar a forma como o alimento será servido. Frutas, verduras e legumes que serão consumidos in natura devem ser sanitizados, processo que compreende a limpeza, além da remoção de contaminantes.

 

Confira o passo a passo para a correta higienização

 

1 - Lave as mãos e utilize utensílios limpos

Antes de iniciar o contato com os alimentos, lave bem as mãos e utilize utensílios limpos. É importante também evitar a contaminação cruzada: por exemplo, não utilize a tábua de carnes para cortar legumes, entre outras medidas importantes.

 

2 - Retire todas as partes danificadas

Extraia e descarte as partes danificadas dos legumes e verduras antes de realizar a higienização dos mesmos. Isso vale para as folhas isoladas que por ventura estiverem estragadas, além de parte do caule ou raízes não comestíveis.

 

3 – Lave tudo em água corrente

O objetivo de lavar os alimentos em água corrente é para retirar as sujidades aparentes, como terra, folhas e insetos. Neste momento também é possível utilizar escovas de nylon exclusivas para lavar as cascas de alimentos.

 

4 - Utilize o hipoclorito de sódio

Utilize uma colher de sopa (10 ml) de hipoclorito de sódio ou água sanitária na concentração de 2% ou 2,5% para cada litro de água. Coloque os alimentos em imersão nesta solução por até quinze minutos, para que a solução tenha efeito.

 

5 - Enxague tudo em água corrente

Retire as frutas, os legumes e/ou as folhas da solução clorada e enxágue em água corrente. Pronto, o seu alimento está adequado para o consumo e deve ser acondicionado em local adequado, para que não volte a ser contaminado.