O vereador Enival Peres (PSD), solicitou nesta segunda-feira (18/11), durante sessão realizada na Câmara de Vereadores de Guaraí, providências urgentes do município em relação ao recolhimento dos animais de grande porte soltos pelas ruas e avenidas da cidade. O parlamentar solicitou ainda publicidade dos casos constatados, como forma de orientar e educar a população em geral.

 

Nos últimos anos, a situação vem se tornando incomoda para muitos moradores. Os animais de grande porte, além de atrapalhar o trânsito, também já foram avistados revirando lixo e atravessado o trecho urbano da BR-153, rodovia que corta o perímetro urbano do município. O caso foi até alvo de ação judicial movida pela Defensoria Pública do Tocantins (DPE/TO) no ano de 2018.

 

Foto: Arquivo/Guaraí Notícias

Situação flagrada na imagem tem sido recorrente e cotidiana em Guaraí.

 

Segundo Enival, que pouco antes da propositura relatada em plenário havia avistado um grupo de cavalos perambulando nas proximidades da própria Câmara de Vereadores, a medida é de extrema importância. “Os donos destes animais de grande porte que perambulam pelas ruas e avenidas da cidade precisam ser devidamente notificados e multados dentro do rigor da lei”, afirmou.

 

Vale destacar que o Guaraí Notícias já denunciou vários casos envolvendo principalmente cavalos, mulas, vacas, bois e bezerros soltos pelas ruas e avenidas de Guaraí nos últimos meses. Apesar disso, o município até hoje não possui nenhuma estrutura adequada para abrigar ou recolher estes animais e também não promove campanhas educativas de amplo alcance sobre o tema.