O perito criminal Ricardo Egídio Koelln, lotado no Núcleo Regional de Perícia de Guaraí, responsável por atender 16 municípios da região, representou o Tocantins no 4° Curso de Perícia em Local de Crime. A capacitação, de abrangência nacional, foi promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), vinculada ao Ministério da Justiça do Governo Federal.

 

O curso ocorreu entre os últimos dias 7 e 12 de julho, de segunda a sábado da semana passada, em Fortaleza (CE), mais precisamente na sede do Núcleo de Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE). Durante as atividades integrais, os participantes tiveram contato com disciplinas especializadas e práticas forenses atualizadas, ministradas por profissionais renomados de todo o país.

 

 

Entre os conteúdos abordados, destacaram-se temas como Direitos Humanos com foco em feminicídio, Balística Aplicada, Medicina Legal, DNA em locais de crime, Informática Forense, Cadeia de Custódia, Entomologia Forense, Perícia Papiloscópica e exames periciais técnicos com ênfase em metodologia e biossegurança. Um aprendizado único para o exercício da atividade profissional.

 

Além do Tocantins, o curso contou com representantes de todos os estados e do Distrito Federal. Ricardo Egídio destacou a importância da formação contínua na perícia criminal, a troca de experiências entre os profissionais, o alinhamento de procedimentos, a atualização técnica constante e o intercâmbio institucional como forma de fortalecer o trabalho de perícia técnico-científico em todo o país.