A Federação Tocantinense de Futebol (FTF) confirmou a desistência do Tocantins Esporte Clube (TEC), que não disputará mais a 2ª Divisão de 2025. A equipe estava no Grupo B, mesmo onde está o Sport Club Guaraí (Lobão). O representante de Miracema do Tocantins enfrentaria o clube guaraiense no dia 1º de novembro em Guaraí, na última rodada da 1ª fase do torneio de acesso.
No último dia 25 de setembro a diretoria do TEC encaminhou pedido à FTF alegando não ter condições para disputar o torneio e propondo que nenhum clube da elite profissional fosse rebaixado neste ano, minimizando assim o impacto de decisões judiciais recentes envolvendo outros times. Vale ressaltar que a equipe miracemense disputou a 1ª Divisão de 2025 e havia sido rebaixada.
O regulamento da Segundona 2025, divulgado pela FTF, prevê até 18 meses de suspensão para o clube desistente, não abrangendo categorias de base. Como a desistência ocorreu antes do início da disputa 2ª Divisão, não há previsão de aplicação de multa. Os adversários do TEC na 1ª fase do torneio de acesso serão declarados vencedores dos jogos por WO, com placar de 3x0.
Caminho do Lobão (1ª fase)
Jogo I: 04 de outubro (sábado)
Araguaia x Guaraí
Horário: 16h
Local: Estádio Nilton Santos
Cidade: Palmas
Jogo II: 18 de outubro (sábado)
Guaraí x Paraíso
Horário: 16h
Local: Estádio Delfinão
Cidade: Guaraí
Jogo III: 25 de outubro (sábado)
Central Tocantinense x Guaraí
Horário: 16h
Local: Estádio Pereirão
Cidade: Paraíso do Tocantins
Jogo IV: 1º de novembro (sábado)
Guaraí 3 x 0 Tocantins (WO)
Horário: 16h
Local: Estádio Delfinão
Cidade: Guaraí
CLIQUE e veja a tabela da 2ª Divisão 2025.
O rolo da 1ª Divisão 2025
Em 2025 o Tocantinense da 1ª Divisão, realizado entre fevereiro e abril, teve como campeão o União Atlético Clube (UAC) de Araguaína, mas depois a equipe foi rebaixada pela Justiça Desportiva por escalação irregular de atleta, atendendo reivindicação do Batalhão Futebol Clube (BFC) de Palmas, que havia sido rebaixado e, por conta da mudança, acabou retornando à elite profissional.
10 times em 2026, será?
Nos bastidores, além do pedido formal do TEC, já circulavam informações de que a 1ª Divisão do próximo ano poderia ser realizada com 10 equipes, mantidos os 8 clubes que disputaram o torneio no 1º semestre deste ano, além do campeão e do vice da 2ª Divisão, que inicia em outubro próximo. Até agora a FTF não se manifestou sobre o formato sugerido, e o impasse segue persistindo.