Valdemir Aguiar não é mais treinador do Sport Club Guaraí (Lobão). O profissional, que havia assumido na semana passada, decidiu não continuar na função. Em seu lugar, o escolhido da vez é o preparador físico Tato, que já estava na comissão técnica desde janeiro. Esta foi a 5ª mudança no comando da equipe que ocupa a lanterna da 1ª Divisão 2026 com apenas dois pontos em 5 jogos.
O anúncio da saída de Valdemir Aguiar havia sido feito ainda no domingo, 15 de fevereiro, dia seguinte à derrota para o Araguaína Futebol e Regatas (3x1), jogo válido pela 5ª de 7 rodadas da competição profissional. Questionados, representantes da diretoria, procurados pela reportagem, informaram que não pretendem contratar novo treinador e que Tato já está comandando os trabalhos.
Os outros que já passaram
Além de Valdemir Aguiar, Tinho Damasceno, que agora treina o Bela Vista Futebol Cachoeirense, Pablo Wiglo e Wicelmo Rodrigues também comandaram o Lobão nesta atual temporada, que marca o retorno do clube a 1ª Divisão do Tocantins após 10 anos. A equipe ainda não venceu na competição e precisa desesperadamente somar pontos nas duas rodadas que restam nesta 1ª fase.
Por que saiu professor?

Valdemir Aguiar explicou que já havia decidido encerrar a carreira como treinador profissional ainda no ano passado, mantendo apenas um compromisso no Copão Tocantins (competição amadora). Após a saída de Wicelmo, disse ter sido procurado pela diretoria e, mesmo relutante, aceitou assumir. Teve pouco tempo para conhecer o elenco e afirmou ter vivenciado “pressão externa constante”.
Durante o único jogo em que trabalhou, o agora ex-treinador argumentou não ter conseguido comandar o time como imaginava. Ele disse ter ficado muito abalado por não aplicar suas ideias e sem respaldo no vestiário, percebendo ainda no gramado que não seguiria no cargo. “Fiquei sem chão por não ter feito nada daquilo que acredito. Ali mesmo no gramado tomei a decisão de sair”, pontuou.
Classificação da 1ª Divisão

Jogos da 6ª rodada
21/02 (sábado)
16h – Gurupi x Tocantinópolis (Resendão)
16h – Capital x Palmas (Nilton Santos)
22/02 (domingo)
16h – União x Guaraí (Mirandão)
16h – Bela Vista x Araguaína (Jorge Filho)
Jogos da 7ª rodada
07/03 (sábado)
16h – Araguaína x União (Mirandão)
16h – Palmas x Bela Vista (Nilton Santos)
16h – Guaraí x Gurupi (Delfinão)
16h – Tocantinópolis x Capital (Ribeirão)








