Valdemir Aguiar não é mais treinador do Sport Club Guaraí (Lobão). O profissional, que havia assumido na semana passada, decidiu não continuar na função. Em seu lugar, o escolhido da vez é o preparador físico Tato, que já estava na comissão técnica desde janeiro. Esta foi a 5ª mudança no comando da equipe que ocupa a lanterna da 1ª Divisão 2026 com apenas dois pontos em 5 jogos.

 

O anúncio da saída de Valdemir Aguiar havia sido feito ainda no domingo, 15 de fevereiro, dia seguinte à derrota para o Araguaína Futebol e Regatas (3x1), jogo válido pela 5ª de 7 rodadas da competição profissional. Questionados, representantes da diretoria, procurados pela reportagem, informaram que não pretendem contratar novo treinador e que Tato já está comandando os trabalhos.

 

Os outros que já passaram

 

Além de Valdemir Aguiar, Tinho Damasceno, que agora treina o Bela Vista Futebol Cachoeirense, Pablo Wiglo e Wicelmo Rodrigues também comandaram o Lobão nesta atual temporada, que marca o retorno do clube a 1ª Divisão do Tocantins após 10 anos. A equipe ainda não venceu na competição e precisa desesperadamente somar pontos nas duas rodadas que restam nesta 1ª fase.

 

Por que saiu professor?

 

 

Valdemir Aguiar explicou que já havia decidido encerrar a carreira como treinador profissional ainda no ano passado, mantendo apenas um compromisso no Copão Tocantins (competição amadora). Após a saída de Wicelmo, disse ter sido procurado pela diretoria e, mesmo relutante, aceitou assumir. Teve pouco tempo para conhecer o elenco e afirmou ter vivenciado “pressão externa constante”.

 

Durante o único jogo em que trabalhou, o agora ex-treinador argumentou não ter conseguido comandar o time como imaginava. Ele disse ter ficado muito abalado por não aplicar suas ideias e sem respaldo no vestiário, percebendo ainda no gramado que não seguiria no cargo. “Fiquei sem chão por não ter feito nada daquilo que acredito. Ali mesmo no gramado tomei a decisão de sair”, pontuou.

 

Classificação da 1ª Divisão

 


 

Jogos da 6ª rodada

 

21/02 (sábado)

16h – Gurupi x Tocantinópolis (Resendão)

16h – Capital x Palmas (Nilton Santos)

 

22/02 (domingo)

16h – União x Guaraí (Mirandão)

16h – Bela Vista x Araguaína (Jorge Filho)

 

Jogos da 7ª rodada

 

07/03 (sábado)

16h – Araguaína x União (Mirandão)

16h – Palmas x Bela Vista (Nilton Santos)

16h – Guaraí x Gurupi (Delfinão)

16h – Tocantinópolis x Capital (Ribeirão)