Moradores de alguns bairros de Guaraí tiveram a visão privilegiada de um arco-íris na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, após uma nuvem passageira despejar quase 60 milímetros de chuva. O fenômeno durou aproximadamente 30 minutos, tempo suficiente para muitas fotos serem compartilhadas pelas redes sociais.

 

A combinação entre Sol e chuva ao mesmo tempo possibilitou um espetáculo que foi avistando principalmente por quem estava nos setores Pôr do Sol I, II e Jardins, conhecido como “Dito”. Um vídeo gravado pelo sistema Camerite mostra a nuvem passageira se movimentando pelo perímetro urbano do município.

 

 

Como é a formação do arco-íris?

 

Para que o arco-íris se forme, é necessário que os feixes de luz branca provenientes do Sol penetrem as gotículas de água suspensas na atmosfera da Terra, lembrando que, dependendo do ponto de vista, cada pessoa pode observar o fenômeno de um jeito, ou seja, tendo uma visão única e exclusiva.

 

Arco-íris ao redor do Sol (halo solar)

 

Na semana passada, outro fenômeno natural de beleza singular também foi possível de ser observado em Guaraí, o halo solar, uma espécie de arco-íris ao redor do Sol. Neste caso, a reflexão da luz ocorre em cristais de gelo hexagonais (seis lados) presentes na troposfera, distante mais de 17 quilômetros da Terra.