O Hospital Regional de Guaraí (HRG), referência de atendimento para uma região com mais de 20 municípios, possui apenas duas ambulâncias para atender uma enorme demanda por transferências de urgência e emergência. Para piorar, os dois veículos estão parados há dias, aguardando manutenção.

 

A situação foi denunciada por servidores que atuam na própria unidade e preferiram não se identificar, com medo de represálias. Na manhã desta quarta-feira (17/07), uma equipe do Guaraí Notícias foi até unidade e confirmou que os dois veículos estavam de fato parados desde a última sexta-feira (12/07).

 

Foto: Guaraí Notícias

Único hospital de Guaraí precisa pegar emprestadas ambulâncias para transferir pacientes.

 

Por se tratar de um hospital regional, o HRG possui uma elevada demanda de transferências médicas, principalmente para as cidades de Palmas e Araguaína. Com frequência, o hospital vem solicitando empréstimos de veículos para esta finalidade, que acabam sendo cedidos normalmente pelos municípios vizinhos.

 

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que um dos veículos, adquirido em julho do ano passado, foi encaminhado para manutenção logo depois da equipe do Guaraí Notícias ir até o hospital. A pasta também informou que ele deve voltar a operar ainda nesta semana.

 

Contraste com a saúde municipal de Guaraí

 

Foto: Arquivo/Prefeitura de Guaraí

 

Prefeitura de Guaraí faz o dever de casa, com quatro veículos, três deles novos.

 

Ao contrário do município de Guaraí, que possui quatro ambulâncias em operação, sendo três delas novas, o Governo Estadual não consegue manter seus veículos com a manutenção em dia, situação recorrente há vários anos em todas as principais cidades do Tocantins, prejudicando a população.