Quase 17h após a rodovia estadual TO-336 ser interditada entre os municípios de Guaraí e Colméia, por conta de grave sinistro de trânsito com óbito registrado na tarde deste último domingo de Páscoa, 20 de abril, o trecho voltou a ser liberado totalmente por volta das 9h desta segunda-feira, 21 de abril. A colisão envolveu um veículo de passeio e uma carreta carregada com sulfato de amônia.

 

O veículo de passeio, conduzido pela vítima fatal, Romário Alves Cintra, de 34 anos, que seria residente de Miranorte, acabou ficando completamente destruído. O corpo já havia sido removido ainda na tarde deste último domingo. A carreta, que ficou atravessada na pista, só pode ser removida após o transbordo da carga perigosa, que ocorreu durante toda a noite e madrugada.

 

Chovia no momento do sinistro de trânsito e a pista estava escorregadia, lembrando que o trecho é conhecido por suas curvas sinuosas, além subidas e descidas acentuadas. As causas do sinistro serão investigadas pelas autoridades competentes. Conforme relatos de testemunhas, a colisão frontal entre os dois veículos seria resultado de uma ultrapassagem em local proibido.

 

Sobre o sulfato de amônia

 

Muito utilizado na produção de fertilizantes para a agricultura e pecuária, o sulfato de amônia é um produto tóxico e que pode entrar em combustão se exposto a temperaturas acima dos 280º. Se houver vazamento ou derramamento, o produto pode ainda contaminar cursos d’água, causando eutrofização (excesso de nutrientes, prejudicando fauna e flora aquáticas).