A vovó Silvéria Maria da Conceição, que no próximo dia 06/06 completará 110 anos, possivelmente é a pessoa mais velha a residir em Guaraí. Ainda escutando muito bem e caminhando com certa desenvoltura, a idosa desbancou por diferença de alguns meses a senhora Antônia Ferreira de Sousa, conhecida como “Dona Iaiá”, que no dia 17/10 também completará os mesmos 110 anos.

 

Mãe de 5 filhos, avó de uma porção de netos, além de possuir outros tantos bisnetos e até tataranetos, a supercentenária, que não gosta que lembrem sua idade, recebe os cuidados da filha Maria Luiza Barbosa Aguiar, de 63 anos. As duas vivem juntas com outros familiares próximos em uma casa situada na Avenida Joaquim Guará, ainda na região central de Guaraí.

 

Foto: Guaraí Notícias

Dona Silvéria e sua filha Maria Luiza; Apesar dos documentos comprovarem, idosa não gosta que a lebrem sua idade.

 

Apesar de dizer quem tem “apenas 74 anos” – e ai de quem discordar disso - por uma diferença de apenas 4 meses, como provam os documentos, Dona Silvéria é “um pouquinho” mais velha que Dona Iaiá. Comparações á parte, as duas de fato integram um seleto grupo de seres humanos que conseguem passar dos 100 anos de vida, um privilégio para poucos, mesmo nos dias atuais.

 

Em se tratando de idade, o maior exemplo de longevidade já registrado oficialmente em todo o mundo é o da francesa Jeanne-Louise Calment. Nascida em 21/02/1875 a supercentenária faleceu no dia 04/08/1997, atingindo a incrível marca de 122 anos 6 meses. Até hoje, pelo menos de forma oficial, nenhuma outra pessoa, seja homem ou mulher, conseguiu superar esta marca.

 

Foto:Arquivo/Guaraí Notícias

Antônia Ferreira de Sousa, mais conhecida como Dona Iaiá é apenas alguns meses mais nova que Dona Silvéria.