Com boa parte da infraestrutura pronta, o Parque Industrial Domingos Mariano, em Guaraí, ainda não entrou em funcionamento efetivo. A ordem de serviço para a atual fase das obras — que receberam um investimento de pouco mais de R$ 7,4 milhões — foi assinada em setembro de 2022. Desde então, a população vive grande expectativa, principalmente pela promessa de novos empregos.
O terreno possui 242 mil metros quadrados e foi dividido em 84 lotes. A área, situada às margens da BR-153, fica a cerca de 5 quilômetros do perímetro urbano de Guaraí, próximo ao antigo Posto Fiscal da Receita Estadual. O investimento na infraestrutura é do Governo do Estado, por meio do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (PICS).
A próxima etapa envolve a regularização fundiária e atração de empresas interessadas em se instalar. A Prefeitura de Guaraí articula junto ao Governo do Estado a criação de editais para seleção dos empreendimentos, com prioridade para indústrias que possam gerar empregos e agregar valor à produção regional. Apesar disso, não há muitas informações públicas sobre o processo divulgadas.
Quando estiver em funcionamento, o parque industrial poderá se tornar um polo de desenvolvimento, graças à sua localização estratégica, às margens de uma das principais rotas de escoamento do país (BR-153). A economia local deve tende a sofrer forte impacto econômico, com aumento na arrecadação de impostos, valorização imobiliária, além da movimentação no comércio/serviços.