Orçada em quase R$ 3,3 milhões, as obras de revitalização do trecho urbano da BR-153 em Guaraí, iniciadas em outubro do ano passado, já se aproximam da fase final de conclusão, mas os serviços executados pela Construtora ETHOS Engenharia de Infraestrutura S/A, contratada junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), recebem críticas da população por estarem em desconformidade com o projeto apresentado durante audiência pública.
Durante uma sessão ordinária (regular), realizada nesta terça-feira (06/03), alguns vereadores comentaram o progresso da obra e reclamaram que o próprio DNIT não tem fiscalizado de perto os serviços como deveria. Os parlamentares criticaram ainda as desconformidades em relação ao projeto original. A expectativa é que todos os legisladores se reúnam com o superintendente do órgão Federal em Palmas para debater melhorias que ainda podem ser feitas.
Anunciada como uma obra transformadora, a revitalização do trecho urbano da BR-153 em Guaraí incluía revitalização da malha asfáltica em trechos considerados mais críticos e previa a realização de adequações no sistema de drenagem da via que divide a região central da cidade ao meio. Outro ponto previsto era a construção de estacionamentos intertravados em 45 e 90 graus, o que também não aconteceu dentro do que se imaginava.
Nos seis meses que se passaram, a população, de maneira geral, esperava que pelo menos a sinalização horizontal, principalmente em relação as faixas de pedestre, pudessem ser repostas, o que também não aconteceu. Esta inclusive tem sido uma situação causadora de inúmeros transtornos, motivando também reclamações por parte da população. O assunto também foi pauta de reportagem do Guaraí Notícias, que tratou do assunto em janeiro deste ano.