A cerca de três meses muitos moradores tem enfrentado dificuldades para atravessar a pista de rolamento da Avenida Berardo Sayão de Guaraí. Desde que as obras de calçamento e recuperação da via foram retomadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em outubro do ano passado, boa parte das pistas paralelas à BR-153 estão sem faixas de pedestres, tornando o trânsito confuso, especialmente nos horários de pico.

 

A expectativa é de que com a conclusão das obras, a sinalização seja repintada. Procurado na manhã desta segunda-feira (15/01), o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Antônio Cruz Moura disse que já conversou com os engenheiros da empresa terceirizada pelo DNIT, a ETHOS Engenharia de Infraestrutura S/A e disse que ainda neste mês de janeiro parte dos trechos em obras começam a ser liberados, inclusive com a pintura das faixas.

 

Vale destacar que o pedestre tem sempre prioridade sobre todos os veículos, motorizados ou não, conforme as normas gerais de circulação e conduta previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Segundo a regra de trânsito, eles têm prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica. Portanto, com ou sem faixas de pedestres, as leis continuam as mesmas.

 

Uma recomendação aos pedestres, que pode contribuir para que seu direito venha a ser garantido e respeitado no momento da travessia, é justamente indicar através de um gesto com o braço o interesse de atravessar a pista. Para o condutor que percebe este gesto, é fundamental ligar o pisca alerta quando for dar passagem, sinalizando para quem vem logo atrás a parada temporária.