A rápida ação de policiais militares que estavam de plantão na sede do Batalhão Guará (7º BPM) salvou uma bebê com pouco mais de 10 dias de vida na noite desta última segunda-feira (26/04). A mãe da recém-nascida procurou a unidade local da Polícia Militar (PM), logo após a criança engasgar e parar de respirar.

 

Conforme relatado na ocorrência, a bebê, que recebeu o nome de Maria Cecília, teria se engasgado com uma secreção (catarro). Desesperada, a mãe, Yarlla Sara, acompanhada de outras duas pessoas, procurou a sede do batalhão, onde estavam o subtenente Robson, o 2º sargento Melo, além do 3º sargento Lemos.

 

 

De imediato, o subtenente Robson iniciou os procedimentos de reanimação, realizando massagens cardíacas e dorsais. Logo em seguida, o 2º sargento Melo e o 3º sargento Lemos se dirigiram até o Hospital Regional de Guaraí (HRG). No caminho, a bebê voltou a parar de respirar e novamente precisou ser reanimada.

 

Graças ao esforço dos policiais envolvidos no socorro, Maria Cecília conseguiu expelir a secreção que limitava sua plena respiração. Após ser avaliada pela equipe médica do HRG, a criança foi liberada e passa bem. A mãe informou que a obstrução teria ocorrido durante a realização de um procedimento de inalação.

 

Veja como socorrer crianças engasgadas

 

 

Obs.: Guaraí não possui Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e nem unidade civil ou militar dos Bombeiros.